Páginas

20/10/2014

Vinho Concha y Toro – Reservado - Cabernet Sauvignon


Produtor: Viña Concha y Toro
Casta: Cabernet Sauvignon
Região: Valle Central
País: Chile
Graduação Alcoólica: 12,5%
Degustação/Harmonização:
Tinto de aromas de frutas vermelhas e nuances de especiarias, e taninos suaves. A linha Reservado é composta por vinhos descompromissados, são também ótima companhia para um bate papo informal ou um almoço de domingo

Harmoniza bem com espaguete ao sugo, pizza de calabresa, carne de panela com batatas, bife acebolado e lasanha de quatro queijos.


14/09/2014

Vinho Dom Cândido – Estrelato

Produtor: Vinícola Dom Cândido
Casta: Merlot - Cabernet Sauvignon – Cabernet Franc
Região: Vale dos Vinhedos - Bento Gonçalves
País: Brasil
Graduação Alcoólica: 11,2%
Degustação/Harmonização:
De coloração vermelho rubi intenso, aroma frutado, algo de especiarias, café, chocolate e baunilha. Encorpado na boca, equilibrado e com final bem persistente. Um vinho fácil de beber.

Acompanha, caças, aves, carnes de gado e porco, elém de feijoadas, cordeiro, peru, patos e presuntos. Um vinho para ser apreciado no dia-a-dia, em todas as refeições.


27/07/2014

Vinho Miolo – Cabernet Sauvignon

Produtor: Vinícola Miolo
Casta: Cabernet Sauvignon
Região: Bento Gonçalves
País: Brasil
Graduação Alcoólica: 13%
Degustação/Harmonização:
Vinho elaborado com uvas Cabernet Sauvignon cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Gaúcha. Vinho de forte coloração, onde no nariz apresenta bouquet intenso e característico do amadurecimento em carvalho e na boca apresenta-se equilibrado, com boa estrutura e bom volume de boca.

A tanicidade do vinho não é compatível com o amargor das carnes bem passadas, assim como seu teor alcoólico. Desaconselha-se que seja servido com alimentos ácidos ou comidas muito salgadas, por contraposição a melhor harmonização seria feita com comidas untuosas e suculentas. Assim é ideal para arroz carreteiro, carne de panela, dobradinha, feijoada carioca, macarrão ao ragu, arroz de frango caipira, frango com quiabo, baião de dois, rodizio de massas, pizzas clássicas e queijos maturados de massa semidura.



Vinho Arbo - Marselan

Produtor: Vinícola Perini
Casta: Marselan
Região: Vale Trentino - Farroupilha
País: Brasil
Graduação Alcoólica: 12%
Degustação/Harmonização:
Essa variedade francesa é uma combinação das uvas Cabernet Sauvignon e Grenache que vem se adaptando bem a região de Farroupilha e de Encruzilhada do Sul. Este exemplar tem bela coloração rubi profunda e aromas atraentes, que misturam frutas negras, frutas secas e um ligeiro toque amadeirado. De corpo médio, taninos vivos e bem domandos, tem boa acidez capaz de fazer frente aos molhos de tomate e, por outro lado, tem um toque mais delicado que também permite combiná-lo com peixes como o bacalhau. Versátil e saboroso, é um vinho para se conhecer melhor.



Vinho Marques Del Nevado - Carmenere


Produtor: Bodega y Viñedos Korta Bucarey
Casta: Carménère
Região: Valle de Lontué
País: Chile
Graduação Alcoólica: 13%

O Vinho Marques del Nevado Gran Reserva Carmenere possui cor vermelho intenso, brilhante e limpido, matiz azulado. Aroma varietal de especiarias e elegante. Muito boa complexidade com a barrica e notas de chocolate. Bom equilíbrio na boca, suave e cremoso. Sua madeira aporta notas tostadas e de fumo que lhe outorgam um excelente final de boca.

Harmonização: 
Ideal para o acompanhamento de massas e guisados gratinados ou acompanhados de pratos com molhos. Também excelente para compartilhar em companhia de queijos e entrepratos.


28/06/2014

Vinho Aromo - Cabernet Sauvignon

Produtor: Viña El Aromo
Casta: Cabernet Sauvignon
Região: Valle Del Maule
País: Chile
Graduação Alcoólica: 13,5%
Degustação/Harmonização:

Vermelho profundo, com nuances violáceos. Textura fina e persistência média, com taninos bem equilibrados, criando um equilíbrio perfeito e um final longo. Especiarias e pimenta, bem equilibrado e misturado com leves notas de frutas vermelhas amora.


21/06/2014

Vinho Montrouge - Cabernet Sauvignon


Produtor: Montrouge & Co
Casta: Cabernet Sauvignon
Região: Rhone Valley
País: França
Graduação Alcoólica: 14,0%

Este vinho é vermelho profundo com tons de carmesim, e mostra um buquê bem estruturado de notas de groselha predominantemente vermelho com uma pitada de pimenta. É fresco e cheio no palato com bom comprimento.


10/06/2014

A diferença entre Vinho Reserva e Reservado

Provavelmente, você já se perguntou ou conhece alguém que tenha dúvida sobre a diferença entre vinho reserva e reservado. Confira o que significam esses termos!


Comumente utilizados no mundo do vinho, esses termos costumam confundir a cabeça de muitos. Para entendermos direito essa questão, precisamos saber primeiro o que é um vinho reserva, para depois podermos classificar o que é o reservado.

Para cada país existe uma legislação, no caso da Espanha, por exemplo, o termo reserva se refere a vinhos que têm como regra amadurecer 36 meses, sendo pelo menos 12 deles em barricas e os outros 24 na garrafa, antes de serem comercializados.

Na Itália existe o termo riserva que também é controlado por uma legislação, onde, como regra, o vinho tem de amadurecer por pelo menos três anos antes de ser comercializado.

Nos países sul-americanos, como Chile e Argentina, não existe uma legislação que regulamente esses termos. Portanto, são bem mais flexíveis, diferente dos produtores na Europa.

Mas é certo de que nesses países, o termo Reservado é destinado aos vinhos de entrada das vinícolas, pois refere-se a vinhos frutados, sem passagem por madeira, sem complexidade e, normalmente, produzidos em grande escala e que já estão prontos para o consumo. São exemplares em que toda a safra terão o mesmo padrão, ou seja, mantém sempre equilíbrio.

Já o termo Reserva, no Chile e na Argentina, refere-se a um vinho que foi produzido com maiores cuidados, desde a seleção das uvas ao processo de vinificação. Grande parte dos exemplares que trazem essa classificação passam por barricas de carvalho, mas isto não é uma regra. Portanto, podemos ter produtos que passaram ou não por barricas, mas de qualquer forma, indica qualidade superior aos vinhos Reservados.

Para ficar mais claro, um exemplo: Seguindo uma ordem de classificação de qualidade nesses países, podemos dizer que se inicia pelo vinho de entrada que, para a maioria dos produtores, começa pelo Reservado, depois vem o Varietal, o Reserva, Reserva Especial, Gran Reserva, Edição Limitada, dentre outros.

 

09/06/2014

Vinho Sonata – Carmenérè


Produtor: Viña Maipo
Casta: Carmenere
Região: Valle Central
País: Chile
Graduação Alcoólica: 12,0%

De cor rubi brilhante e com tons de violeta, apresenta um atrativo aroma, de frutas vermelhas com agradáveis notas de especiarias. É um vinho suave , elegante e bem estruturado e com um final prolongado. Ideal para acompanhar carnes magras e queijos.



27/05/2014

Vinho Granja União – Cabernet Franc

Produtor: Vinícola Garibaldi
Casta: Cabernet Franc
Região: Garibaldi - RS
País: Brasil
Graduação Alcoólica: 11,5%

O vinho Tinto Fino Granja União Cabernet Franc é elaborado a partir de uma seleção de uvas da Variedade Cabernet Franc e apresentado nas versões Seco e Suave. Sua vinificação ocorre em tanques de inox sem passagem por madeira, originando um vinho de coloração vermelho brilhante e características joviais. Seus aromas delicados remetem a frutas tropicais com um delicado toque de especiarias. É leve e macio. Seus taninos honestos, mesclados com uma delicada acidez, liberam para um paladar agradável.
Sua delicadeza ao paladar almeja combinações com alimentos que apresentem certa untuosidade, como massas e risotos; carnes assadas e grelhadas, queijos de meia cura e aves condimentadas.